quarta-feira, 11 de maio de 2011

Porque os Leopardos têm pintas


O Leopardo era muito amigo do Fogo visitando-o todos os dias, embora este nunca fosse a sua casa. Estas visitas sucederam-se durante tanto tempo, que a mulher do Leopardo zangando-se com o marido, disse-lhe que o amigo nunca retribuía as visitas porque sabia que eles eram pobres e portanto não lhe interessava ir a casa deles.
E de cada vez que o marido saía de casa, ela dizia-lhe sempre a mesma coisa. Isto sucedeu-se também tantas vezes, que o pobre do Leopardo, já cansado das discussões com a mulher, pediu ao Fogo que lhe retribuísse a visita.
Ao princípio, o Fogo tentou escusar-se, dizendo que nunca ia a casa de ninguém porque não podia andar. Mas quando o amigo lhe perguntou se era porque eles eram pobres e lhe contou as discussões que, por causa disso, tinha com a mulher, insistindo muito na visita, o Fogo acabou por concordar, com uma condição: para ele poder chegar a casa do Leopardo, era necessário haver uma estrada de folhas secas que fosse desde a sua casa até à do amigo.
Muito contente, o Leopardo contou depois a conversa à mulher, que logo se pôs a apanhar folhas secas para fazerem o caminho.
Quando a passagem ficou terminada, o Leopardo combinou com o amigo a visita à sua casa no dia seguinte.
Estavam marido e mulher à espera do visitante quando sentiram um vento forte acompanhado de um ruído de coisas a estalar no exterior. Correram a ver o que se passava e viram o Fogo à sua porta. Este estendeu os dedos em chamas para cumprimentar o Leopardo, mas este e a mulher conseguiram fugir saltando por uma janela.
A casa ficou toda queimada e desde então, os Leopardos têm manchas pretas como lembrança dos sítios onde os dedos do Fogo tocaram no seu antepassado, fugindo assim que o sentem ao longe.

14 comentários:

  1. muito obrigada tava precisando para uma tarefa de escola

    ResponderEliminar
  2. Obrigado por me ajudar
    estou fazendo dever de casa
    obg

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada tenho uma lição sobre isso para inventar um final da história

      Eliminar
    2. Eu tbm kkk muito boa a historia né?

      Eliminar
  4. Obrigado tenho uma lição sobre isso para inventar um final da história


    ResponderEliminar
  5. Obrigada também me ajudou muito na tarefa 😉

    ResponderEliminar
  6. Minha tarefa é para inventar o fim da estória

    ResponderEliminar
  7. amei a histori me ajudou a produzir o final da minha atividade

    ResponderEliminar
  8. Precisava do texto para a tarefa de casa

    ResponderEliminar