terça-feira, 9 de abril de 2013

O Papa Formoso – II

Estêvão VI


Com a deposição do titular da coroa imperial Carlos, O Gordo, em 887 por incapacidade frente aos ataques dos Normandos e à anarquia reinante, pelo então papa Estêvão V, começou para o Ocidente o chamado “século de ferro, o saeculum obscurum”.
A sociedade feudal torna-se mais densa e ramifica-se, agravando a secularização dos bens da Igreja e o domínio das grandes casas feudais sobre as eleições episcopais e sobre os mosteiros, tornados herança de famílias; em Roma chegam a tornar-se donas do trono pontifício.
Por essa altura, Guido de Spoleto, que descendia em linha recta de Carlos Magno pela linha feminina, havia sido nomeado rei de Itália e exercendo uma forte pressão sobre o papado, foi coroado imperador pelo papa Estêvão V.
Em 892, depois da sua eleição, Formoso teve de ratificar essa coroação, nomeando também o filho e herdeiro de Guido como co-imperador. Quando o rei de Itália morre em 894, o trono passa para o seu filho Lamberto, que por ser ainda de menor idade, é à sua mãe, a duquesa Agiltrude, de quem se dizia ser muito bela e com uma figura impressionante, que cabe a regência.
Para aliviar a pressão a que estava sujeito, Formoso pede auxílio ao imperador Arnulfo da Germânia, um dos vencedores dos normandos, filho bastardo de Carlomano da Baviera, oferecendo-lhe a coroa imperial. A duquesa e o filho são obrigados a abandonar Roma e a refugiarem-se em Spoletto e Arnulfo é nomeado rei de Itália e coroado imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Mas o imperador ao dirigir-se para Spoletto é atacado por uma súbita enfermidade que o obriga a voltar ao seu país, pelo que a campanha não chega ao fim. Por sua vez, Formoso morre subitamente a 4 de Abril de 896, provavelmente de um ataque de coração.
É enterrado com todas as honras papais em Roma, e é substituído por Bonifácio VI, que morre ao fim de 15 dias, talvez envenenado a mando da duquesa Agiltrude, que entretanto tomara novamente posse de Roma, e nomeara Estêvão VI como Papa.
Este, coroa Lamberto como Imperador do Sacro Império e a terrível duquesa decidida a vingar-se de Formoso, sugeriu o seu julgamento póstumo a Estêvão, dando assim início a um episódio atroz que se tornou numa das páginas mais negras da História da Igreja…


Sem comentários:

Enviar um comentário