quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Giuseppe Arcimboldo

 Giuseppe Arcimboldo nasceu em Milão, no ano de 1527. É considerado um dos mais célebres representantes do maneirismo.

Arcimboldo trabalhou inicialmente com seu pai Biaggio Arcimboldo, artista que trabalhava em afrescos. A partir de 1562 morou em Praga, então capital do reino da Boêmia e hoje da República Tcheca, onde consolidou a sua carreira artística. Serviu na corte de Fernando I e dos seus sucessores, Maximiliano II e seu filho Rodolfo II, grandes mecenas. Arcimboldo foi admirado como artista pelos três monarcas, tornou-se pintor da corte e chegou a ser nomeado Conde Palatino.
Praga transformou-se no século XVI, principalmente por causa de Rodolfo II, num dos maiores centros culturais da Europa, de intensa e diversa atividade cultural e científica. Embora Praga fosse uma Corte católica, os seus monarcas eram de grande tolerância em relação a outras religiões e crenças. Ali conviviam judeus, cristãos e ocultistas. Nesse contexto, as singularidades da arte de Arcimboldo encontraram solo fértil para florescer.
O ocultismo foi uma referência importante para Arcimboldo, como vemos nas suas paisagens antropomorfas - nas quais corpos e faces humanas são sugeridos pela representação dos relevos, das árvores, das pedras, e de outros elementos de uma paisagem - e nas suas séries ligadas à natureza, como por exemplo, nos quadros sobre as estações do ano feitos para Maximiliano II: Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Arcimboldo morreu em Milão, no ano de 1593, para onde se retirou depois de deixar Praga e foi quase no fim da sua carreira que pintou o Imperador Rudolfo II como Vertumnus, o deus romano das estações.
Durante a Guerra dos Trinta Anos, quando Praga foi invadida pela Suécia, grande parte das suas obras que faziam parte da colecção do Imperador Rudolfo II, foram levada pelo exército sueco.
A diversidade de possibilidades de interpretação a partir das composições "estranhas" de Arcimboldo é um dos motivos que levaram, durante muito tempo, ao seu esquecimento pelos historiadores. Foi redescoberto quase 300 anos depois pelos pintores do Movimento Surrealista, como Salvador Dali, entre os séculos XIX e XX.
  

Fontes: Wikipedia

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