quinta-feira, 1 de março de 2012

Vamba – História e Lenda - II


Segundo a tradição, depois da vitória em Narbona, o rei mandou trasladar para Palência as relíquias de Santo Antólin, um príncipe visigodo cristão executado em Tolosa nos finais do sec. V, onde lhe construiu uma cripta cujos restos se mantêm na actual cripta de San Antólin, na Catedral de Palência.
No seu regresso a Toledo, e prosseguindo a sua política de reforço do poder real, Wamba, publicou a 1 de Novembro de 673, uma lei militar que obrigava o clero e a nobreza a mobilizarem os recursos necessários – económicos ou militares – no caso de se produzir um ataque do exterior, ou uma revolta interna, estabelecendo duras penalidades (pena de mote, confiscação de bens ou o exílio), para os infractores.
Criou novos bispados para contrariar o poder crescente dos bispos, diminuindo assim as rendas dos já existentes, o que lhe valeu a inimizade de alguns dos principais membros do clero, os quais, após a sua morte, foram revogados pelo seu sucessor.
Conhecido como “o embelezador de Toledo”, o rei preocupou-se em melhorar as infra-estruturas já existentes, restaurou alguns aquedutos e edifícios da época romana, mandando também edificar novas construções no centro urbano da cidade.
Entretanto, um novo perigo ameaçava o reino. Os árabes, dominando já o Norte de África, ameaçavam os interesses visigodos que aí mantinham ainda algumas praças, como Ceuta. Em 672, um formidável combate naval, opunha as duas forças, em que graças ao talento militar de Wamba, os árabes foram completamente derrotados na batalha de Algeciras.
Em 675, o rei convoca o XI Concílio de Toledo, com o propósito de se encontrarem medidas para corrigir os vícios e abusos eclesiásticos.
Mas a popularidade de Wamba tinha diminuído bastante. O reforço do poder real não agradava de modo algum a parte dos nobres e do clero, que em breve urdiram uma intriga palaciana para afastar o rei.
Com a ajuda do conde Ervígio, foi administrado um narcótico às infusões de ervas naturais que o rei tinha por hábito ingerir, caindo este num estado de letargia, que parecia próxima da morte. Chamado o bispo Julião, foi-lhe subministrado o Ordo Poenitentiae, um ritual que impunha a tonsura e o hábito religioso, a fim de facilitar a entrada no céu ao moribundo.
Quando o efeito da droga passou e Wamba recuperou da letargia, era tarde de mais…A lei dos Godos proibia o acesso ao trono a quem vestisse o hábito, e o novo monarca já tinha sido ungido pelo bispo Julião!
Apenas restou ao velho rei aceitar a situação, retirando-se para o mosteiro de San Vicente, em Pampliega (Burgos), onde faleceu sete anos depois, aí ficando sepultado, até que Afonso X, rei de Castela, mandou trasladar o seu corpo para igreja de Santa Leocádia, junto ao Alcázar de Toledo, onde já se encontravam os restos mortais do rei Recesvinto. Durante a Guerra da Independência de Espanha, os túmulos foram profanados pelos soldados franceses, pelo que em 1845, os restos de ambos os monarcas foram depositados numa arca de madeira e trasladados para a Catedral de Toledo, onde se encontram na sala principal da sacristia.

Fontes: wikipedia.org
José Hermano Saraiva – História de Portugal
J. Serrão – Dicionário Histórico
A. Borges Coelho – História de Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário