segunda-feira, 16 de março de 2015

Os Etruscos e o Mundo do Além -1

 Os historiadores não estão de acordo quanto à origem dos Etruscos. Admitem, no entanto, que a civilização etrusca surgiu na Itália Central no sec. VIII a. C., seguindo-se, sem interrupção sensível, à civilização vilanovense, sólidamente instalada no Lácio desde o princípio do 1º milénio a. C.
Segundo Heródoto, os Etruscos viveram inicialmente na Lídia, na Ásia Menor. Uma prolongada fome fê-los emigrar. Será isto verdade? Seja como fôr, os vestígios etruscos provam a existência de contactos muito estreitos com o Oriente. Entre outros, foram encontrados, um vaso de pedra com o nome de um faraó egípcio que reinou cerca de 700 a.C., e uma reprodução em bronze de um fígado que deveria ter sido utilizada para o ensino da predição do futuro a partir das entranhas. A interpretação dos presságios através do exame das entranhas dos animais sacrificados e do voo das aves fazia parte da arte divinatória dos Orientais e passou para os Etruscos, que, por seu turno, a ensinaram aos Romanos.
A arquitectura apresenta semelhanças ainda mais notáveis. Contrariamente aos templos gregos – e ao romanos posteriores -, os templos etruscos são construídos sobre uma plataforma elevada, à semelhança das “montanhas artificiais” dos Sumérios, os ziggurats.
Tal como os outros povos do Próximo Oriente, os Etruscos representavam toda a espécie de animais fabulosos. Nas paredes dos deus túmulos encontramos uma fauna extremamente variada: esfinges, grifos e quimeras. Foi, sem dúvida, do Oriente, por intermédio da Grécia, que receberam os seus modelos. Em geral, a influência grega depressa se torna mais forte do que a oriental.
No início do sec. V a. C., os Etruscos estavam no auge do seu poder. Em seguida, a pressão dos povos celtas, vindos do Norte, e dos Gregos, vindos do Sul, tornaram-lhes a vida difícil. Encontraram um aliado em Cartago, mas a sorte não estava com eles. Em 480 a.C., o ano em que os Gregos metropolitanos venceram os Persas, os gregos ocidentais infligiram uma derrota esmagadora aos Cartagineses e seis anos mais tarde foi a vez dos Etruscos, vencidos perto de Cumas por Hiéron, tirano de Siracusa. Esta derrota marca uma viragem na história dos Etruscos, a sua decadência foi ininterrupta; o seu território foi sendo, pouco a pouco, conquistado pelos Celtas, pelos Samnitas e pelos Romanos.
Os mais belos tesouros artísticos deixados pelos Etruscos são os seus esplêndidos túmulos, com as paredes ornamentadas de frescos; do ponto de vista ornamental, só as últimas moradas dos Egípcios de elevada categoria podem rivalizar com os túmulos etruscos. Tanto para uns, como para outros, a morte e as cerimónias fúnebres, tinham, no plano religioso, grande importância. A morte devia inspirar aos Etruscos um terror sem limites. Nenhum povo europeu imaginou criaturas mais pavorosas do que os demónios etruscos, com garras e bicos de ave de rapina: possuíam cabelos de um vermelho vivo e reviravam os olhos selvagens numa face lívida. Os Etruscos ornamentava os seus túmulos com cenas escolhidas entre as mais divertidas da vida terrena, como se quisessem arranjar compensação para a morte. Aí se vêem imensos festins, jogos e bailados onde pequenas dançarinas marcam o ritmo com a ponta dos dedos. As pinturas tumulares exprimem as alegrias da vida e dos sentidos e atestam uma tão refinada elegância que lembram os frescos do palácio de Cnossos. Os escritores gregos e romanos cantaram a beleza das mulheres etruscas e as pinturas dos túmulos confirmam o que por eles foi dito. Já as esculturas funerárias dos homens mostram-nos homens gordos e feios, por isso os Romanos aos descreverem-nos chamavam-nos de “gordos e barrigudos”.
 


Sem comentários:

Enviar um comentário