domingo, 8 de abril de 2012

Via Sacra – III

Estamos no domingo de Páscoa, e, embora a Via Sacra termine na 14ª estação com a deposição de Jesus no túmulo, acrescenta-se, por vezes, uma 15ª, lembrando a Ressurreição de Cristo e com a qual vou terminar as mensagens da Semana Santa.
Na mensagem anterior terminei com12ª estação -A Morte de Jesus na Cruz - por isso, para a 13ª estação - Jesus é descido da Cruz – apresento a obra de um artista português, António Nogueira, pintor maneirista da segunda metade do sec. XVI, falecido em Évora no ano de 1575. A obra em questão,
“A Descida da Cruz”, pertence ao Museu Regional de Beja.
A Descida da Cruz – António Nogueira

Para a 14ª estação – Jesus é depositado no túmulo – escolho “A Lamentação sobre Cristo Morto”, uma das mais famosas pinturas de Andrea Mantegna, uma têmpera sobre tela (68x81cm), pintada provavelmente entre 1475 e 1478, que faz parte do acervo da Pinacoteca de Brera, em Milão.
A pintura é famosíssima pela figura do corpo de Jesus Cristo deitado, que tem a particularidade de seguir e olhar quem olha para os seus pés. É, provavelmente, uma das obras mais conhecidas do Renascimento.

Lamentação sobre Cristo Morto – Andrea Mantegna

Para o final, e porque a Ressurreição de Cristo, embora não faça parte da Sua Paixão, é o ponto fundamental de toda a religião cristã, apresento um dos painéis sobre a Vida de Cristo, pintado por Giotto di Bondone, para a Capela degli Scrovegni, em Pádua, também conhecida como a Capela Arena, mostrando a Ressurreição de Cristo.
Giotto di Bondone mais conhecido simplesmente por Giotto, (Colle Vespignano, 1266 — Florença, 1337) foi um pintor e arquiteto italiano.
É considerado por Bocaccio o precursor da pintura renascentista, o elo entre o renascimento e as pinturas medieval e bizantina.
A característica principal do seu trabalho é a identificação da figura dos santos como seres humanos de aparência comum.

Giotto - A Ressurreição de Cristo

Sem comentários:

Enviar um comentário