sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Poesia Árabe

ABÛ – L – WALÎD AL – BÂJÎ
De seu nome completo Sulaimân ibn Khalaf ibn Sa’ad ibn Ayyûb ibn Wârith at-Tughîbî Abû –l-Walîd al-Bâjî, nasceu em Beja, em 28 de Maio de 1013, e foi estudar para Córdova onde viveu, tendo visitado Meca e Bagdade, permanecendo no Oriente treze anos. Poeta e teólogo, trabalhou como relojoeiro e ourives para se poder sustentar. Morreu a 23 de Dezembro de 1081, legando-nos uma imensa obra, sobretudo como jurista.


ELEGIA PElA MORTE DE SEU FILHO MUHAMMAD

Filho: a tua perda é-me pesada
Apesar de ser enorme a resignação
Antes de ti perdemos o Profeta, e então?
Sua falta ainda é mais lamentada.
Pensei que me seguisses na jornada
Quem te seguirá afinal sou eu.
Não deixa a tua imagem o olhar meu
E molda-se o humor como ela quer:
A meu lado, se olho julgo te ver
E creio ouvir a tua voz quando escuto.
A dor não finda, se vagueio, um só minuto
E em cada tumba me detenho e paro
Se outrem chamo, teu nome vem-me à boca,
Diferente chamamento é muito raro.

Fontes: Alves, Adalberto – O meu coração é árabe

Sem comentários:

Enviar um comentário