terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Gala Placidia - II


Moedas romanas com a efígie de Gala Placídia 425-435,e com a cruz que adoptou como símbolo



A Imperatriz

Com a morte de Constâncio, Gala desentende-se com o irmão e, abandonando Ravena com o filho, acolhe-se junto de Teodósio II em Constantinopla, até que após o falecimento de Honório, em 423, e afastado o imperador eleito na sua ausência pelo senado, Gala Placídia vê-se regente do Império do Ocidente, em nome de seu filho, que contava apenas cinco anos de idade. O direito romano permitia que uma mulher viúva assumisse a tutela legal dos seus filhos desde que não contraísse outro matrimónio, o que a imperatriz aceitou de bom grado.
Ravena era, desde o tempo de Honório, a capital do império, devido às invasões bárbaras. A situação era caótica, pois, a par das revoltas internas quase permanentes e a ameaça das hordas bárbaras, havia agora um conflito religioso, com a expansão da heresia de Pelágio (negação do pecado original), que ameaçava a própria ortodoxia romana.
Senhora de grande inteligência, contou com o apoio de Teodósio II, Imperador romano do Oriente, e ajudada pelos principais chefes militares, que à vez, escolheu para liderar as suas tropas (Bonifácio, Aécio e Félix), conseguiu manter o que restava do Império, até que em 437, o seu filho atingindo a maioridade, subiu ao trono como Valentiniano III.
Em 429, no entanto, Bonifácio, que tinha sido nomeado Conde de África, chamou a si os vândalos de Genserico, privando assim, a corte de Ravena da sua principal fonte de recursos para abastecer os exércitos. Apesar das dificuldades e com o apoio de Constantinopla, conseguiu forçar o rei vândalo a aceitar um acordo que lhe proporcionasse dispor desses mesmos recursos.
Retirou-se então da vida política, ou mais provavelmente foi afastada dela pelo general Aécio, figura preponderante em quase todo o reinado do medíocre filho de Placidia.
Católica convicta, apoiou sempre o primado do Papa romano, contra as heresias vigentes, principalmente a do abade Eutiques, de Constantinopla. Em 418, por ocasião da morte do Papa Zozimo, as duas facções distintas do clero romano, elegeram o seu próprio Papa, o que originou grandes tumultos na cidade. O perfeito de Roma pediu à Corte Imperial, em Ravena, que se pronunciasse, e Gala interveio junto a seu irmão, o imperador, a favor de Eulálio, que foi assim designado como o único Papa.
Foi a primeira vez que um imperador se imiscuiu numa eleição papal.
Mandou construir algumas igrejas em Ravena, como a de S. João Evangelista, em agradecimento ao Santo por a ter salvado e aos seus filhos de um naufrágio, e ordenou a reconstrução da Basílica de S. Paulo fora dos Muros, em Roma e da Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
Após o seu falecimento, é sepultada em Ravena num magnífico mausoléu que segundo reza a tradição, mandou construir, e é considerado pela Unesco, Património da Humanidade, desde 1996. Todo decorado com mosaicos bizantinos, e em forma de cruz latina, encontram-se ali depositados os túmulos de seu marido Constâncio, de Honório, Valentiniano III, e do pequenino Teodósio, cujo corpo ela nunca abandonou, e levou sempre consigo em todas as deslocações, metido numa pequena urna de prata.
Filha, irmã e mãe de imperadores, foi regente de um império com honras de Augusta, assistiu á desagregação do Império romano e às invasões bárbaras além de ter sido, ela também, cativa e rainha desses mesmos bárbaros.
É considerada uma das figuras mais fascinantes da sua época. Juntamente com as suas sobrinhas Eudóxia e Pulquéria, governaram todo o mundo Romano.

Fontes:Cebrián, Juan Antonio – A Aventura dos Godos, Guimarães Editores, Lisboa, 2003
Roma, mil anos de poder e glória – Selecções Reader’s Digest
Revista História, National Geographic, nº 46
História da Arte, vol. 3, edições Alfa
Wikipedia.org.


2 comentários:

  1. Muito bem sra. historiadora, quase nas 1500 pagewiuers! Continua assim, que qualquer dia dão-te o grau honoris causa dos blogues de história!

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado pela simpatia, mas só pretendo compartilhar o meu tempo e os meus gostos...um abraço

    ResponderEliminar