Na antiga Fenícia, actual Líbano, país mediterrânico do Médio Oriente, vivia o rei Agenor, que tinha três filhos: Cadmo, Cilix e Europa.
Estava Europa, (segundo alguns, do grego eurus, grande, e ops, olho, visão), a ninfa dos olhos grandes, a jogar à bola na praia com algumas amigas, quando um touro lindíssimo, de alva pelagem e chifres dourados, se lhe prostra aos pés, oferecendo-lhe o dorso para ela cavalgar. Seduzida pela sua meiguice, a jovem senta-se em cima do touro, que de pronto se atira ao mar, nadando vigorosamente, para grande susto da princesa e das amigas que a viram desaparecer no horizonte.
No dia seguinte aportaram na ilha de Creta, onde depois de deixar a princesa à sombra de um plátano, o touro se transforma em Zeus, o Senhor do Olimpo, que apaixonado pela beleza da jovem, assim se tinha assim transformado para evitar qualquer represália por parte de Hera, a sua ciumenta esposa divina. Como recompensa, o plátano conserva as suas folhas sempre verdes tanto no verão como no inverno.
Da sua união com o deus, Europa teve três filhos: Minos, Radamanto, Sarpédon .
Mais tarde, quando Zeus a abandonou, Europa casou com o rei cretense Astérion, que lhe adoptou os filhos, e ao morrer deixou o trono a Minos.
Seu pai, após o seu desaparecimento, ordenou aos dois filhos que fossem procurar a irmã, e não voltassem sem ela.
Cadmo, na sua incessante procura, fundou a cidade de Tebas, de quem foi o primeiro rei, levando o alfabeto ao continente grego. Cilix, deu o seu nome à região da Cilicia, a actual Arménia.
Foi esta princesa que deu o nome ao continente europeu, e como todos os mitos têm algum fundamento, se pensarmos que Europa era de origem fenícia, a sua viagem no dorso do touro desde as praias asiáticas até à ilha de Creta, representa possivelmente a expansão da civilização do Oriente para Ocidente. Junto com o touro branco, aparece nas moedas gregas de 2 euros.
De acordo com Heródoto, o “Pai da História”, no sec. VIII a.C., a Europa é apenas uma das três partes em que os Gregos dividiram o mundo de então: Europa, Ásia e Líbia, a actual África.
Fontes: Deuses da Mitologia – Editorial Minerva
Magno, Albino Pereira - Mitologia
Wikipédia
Europa seria a mesma Ashera (ou Azera em potuguêes)?
ResponderEliminarSim.A mesma 😉
Eliminarexcelente artigo,parabéns.
ResponderEliminarGostei demais dessa informação! Parabéns e sucessos!!! 😍💗🙌✌😉👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderEliminarMaravilhoso é aprender sobre o passado, traçando um paralelo com os dias atuais.
ResponderEliminarGostei de ler o artigo,muito bom,completo e suscinto.
ResponderEliminarParabéns pelo artigo, muito bom.Como referi acima.
ResponderEliminarMuito bom, desde eu não tinha conhecimento porque do nome Europa.
ResponderEliminarIsso ajudou adquirir mais conhecimento da história.
Também pode se considerar que A mulher montada na besta de Apocalipse 17 é a mesma Europa e o touro (Zeus), que o gregos assim o chamaram.
ResponderEliminarExatamente.
EliminarGostei de ler o artigo, me ajudou muito com informações.Muito Bom.
ResponderEliminarcertamente,voces tem muito conhecimento alem dest,publiquem por favor,muito bom.amei
ResponderEliminar