sábado, 4 de setembro de 2010

O Mito de Europa


Na antiga Fenícia, actual Líbano, país mediterrânico do Médio Oriente, vivia o rei Agenor, que tinha três filhos: Cadmo, Cilix e Europa.
Estava Europa, (segundo alguns, do grego eurus, grande, e ops, olho, visão), a ninfa dos olhos grandes, a jogar à bola na praia com algumas amigas, quando um touro lindíssimo, de alva pelagem e chifres dourados, se lhe prostra aos pés, oferecendo-lhe o dorso para ela cavalgar. Seduzida pela sua meiguice, a jovem senta-se em cima do touro, que de pronto se atira ao mar, nadando vigorosamente, para grande susto da princesa e das amigas que a viram desaparecer no horizonte.
No dia seguinte aportaram na ilha de Creta, onde depois de deixar a princesa à sombra de um plátano, o touro se transforma em Zeus, o Senhor do Olimpo, que apaixonado pela beleza da jovem, assim se tinha assim transformado para evitar qualquer represália por parte de Hera, a sua ciumenta esposa divina. Como recompensa, o plátano conserva as suas folhas sempre verdes tanto no verão como no inverno.
Da sua união com o deus, Europa teve três filhos: Minos, Radamanto, Sarpédon .
Mais tarde, quando Zeus a abandonou, Europa casou com o rei cretense Astérion, que lhe adoptou os filhos, e ao morrer deixou o trono a Minos.
Seu pai, após o seu desaparecimento, ordenou aos dois filhos que fossem procurar a irmã, e não voltassem sem ela.
Cadmo, na sua incessante procura, fundou a cidade de Tebas, de quem foi o primeiro rei, levando o alfabeto ao continente grego. Cilix, deu o seu nome à região da Cilicia, a actual Arménia.
Foi esta princesa que deu o nome ao continente europeu, e como todos os mitos têm algum fundamento, se pensarmos que Europa era de origem fenícia, a sua viagem no dorso do touro desde as praias asiáticas até à ilha de Creta, representa possivelmente a expansão da civilização do Oriente para Ocidente. Junto com o touro branco, aparece nas moedas gregas de 2 euros.
De acordo com Heródoto, o “Pai da História”, no sec. VIII a.C., a Europa é apenas uma das três partes em que os Gregos dividiram o mundo de então: Europa, Ásia e Líbia, a actual África.

Fontes: Deuses da Mitologia – Editorial Minerva
Magno, Albino Pereira - Mitologia
Wikipédia

12 comentários:

  1. Europa seria a mesma Ashera (ou Azera em potuguêes)?

    ResponderEliminar
  2. Gostei demais dessa informação! Parabéns e sucessos!!! 😍💗🙌✌😉👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso é aprender sobre o passado, traçando um paralelo com os dias atuais.

    ResponderEliminar
  4. Gostei de ler o artigo,muito bom,completo e suscinto.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo artigo, muito bom.Como referi acima.

    ResponderEliminar
  6. Muito bom, desde eu não tinha conhecimento porque do nome Europa.
    Isso ajudou adquirir mais conhecimento da história.

    ResponderEliminar
  7. Também pode se considerar que A mulher montada na besta de Apocalipse 17 é a mesma Europa e o touro (Zeus), que o gregos assim o chamaram.

    ResponderEliminar
  8. Gostei de ler o artigo, me ajudou muito com informações.Muito Bom.

    ResponderEliminar
  9. certamente,voces tem muito conhecimento alem dest,publiquem por favor,muito bom.amei

    ResponderEliminar