quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Catedral de S. Basílio


“Alegra-te, ó muito piedoso czar! Pela tua coragem e boa sorte alcançámos a vitória e Kazan é nossa. Que ordenas tu agora?”
E Ivan, o Terrível respondeu ao seu comandante-chefe, príncipe Miguel Vorotinski, que acabava de lhe ganhar a batalha contra os Tártaros: “Confiemos a glória ao Altíssimo”.
Na tarde de 2 de Outubro de 1552, a cidade de Kazan caía na posse dos russos, e em acção de graças pela tomada da cidade e pela vitória de Astrakhan, que afastaram o perigo mongol, o czar Ivan IV mandou construir em 1555, o monumento mais original da antiga Rússia, a Catedral de S. Basílio.
Obra de Barma e Postnik, foi terminada em 1560, sendo formada pelo agrupamento de nove capelas votivas, em estilo bizantino. As suas oito cúpulas em forma de bolbos para deixar escorrer a chuva e a neve, gravitam em torno de uma pirâmide central com 57 metros de altura, também ela coroada com um desses fantásticos bolbos. Todas estão cobertas de relevos abstractos e cores diferentes, assemelhando-se a flores mágicas de um jardim de sonho.
O revestimento a folhas de metal inicial foi substituído por uma decoração em mosaicos policromados com relevos e ocres multicolores.
Originalmente conhecida como Igreja da Trindade, foi consagrada a 12 de Julho de 1561, faz hoje 450 anos, e logo depois elevada à categoria de catedral. Cada capela votiva é dedicada a um santo, à excepção do santuário central que é dedicado à Intercessão de Maria e dos de leste (dedicado à Trindade) e oeste (Entrada de Jerusalém).
Em 1588, o czar Fiodor Ivanovich mandou construir uma nova capela sobre a tumba de S. Basílio, pelo que a catedral ficou popularmente conhecida por esse nome.
Diz a lenda que Ivan, o Terrível, mandou vazar os olhos ao arquitecto da basílica, para que não pudesse construir outra tão bela!
Símbolo terreno da Jerusalém Celeste, marca o centro geométrico da cidade de Moscovo, e sobreviveu ao ataque de Napoleão Bonaparte que ordenou a sua destruição.
Dessacralizada em 1929, é considerada desde 1990, juntamente com o Kremlin e a Praça Vermelha, Património Mundial da Unesco.

Fontes: Graham, Stephen – Ivan, o Terrível
pt.wikipedia.org
www.infopedia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário