quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Nossa Senhora da Conceição

Padroeira de Portugal

Celebra-se hoje o dia da Imaculada Conceição da Virgem Maria, também conhecida por Nossa Senhora da Conceição, cuja festa foi instituída em 1476 pelo Papa Sisto IV e confirmada em 1570 pelo Concílio de Trento. Pio V formaliza-a nesse mesmo ano através do novo Ofício e em 1708, Clemente XI tornou-a obrigatória para toda a cristandade.
A 8 de Dezembro de 1854, Pio IX, na Bula Ineffabilis Deus, define assim o dogma da Imaculada Conceição de Maria:
“Em honra da santa e indivisa Trindade, para decoro e ornamento da Virgem Mãe de Deus, para exaltação da fé católica, e para incremento da religião cristã, com a autoridade de Nosso Senhor Jesus Cristo, dos bem-aventurados Apóstolos Pedro e Paulo, e com a nossa, declaramos, pronunciamos e definimos a doutrina que sustenta que a beatíssima Virgem Maria, no primeiro instante da sua concepção, por singular graça e privilégio de Deus omnipotente, em vista dos méritos de Jesus Cristo, Salvador do género humano, foi preservada imune de toda mancha de pecado original, essa doutrina foi revelada por Deus e, portanto, deve ser sólida e constantemente crida por todos os fiéis”.
A 8 de Setembro de 1953, Pio XII através da Carta encíclica Fulgens corona anunciou a celebração do "Ano Mariano" comemorativo do primeiro centenário da definição do dogma da "Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria".
Este tema deu origem a numerosos debates e discussões teológicas durante séculos, principalmente entre franciscanos e dominicanos, nem todos aceitando a ideia de que Maria fosse concebida sem o pecado original. S. Tomás de Aquino e S. Bernardo jamais a admitiram, ao contrário de Santo Agostinho e Santo Irineu, entre outros, que defendiam que Maria estaria isenta do pecado por intervenção sobrenatural de Deus, para poder ser a Mãe de Jesus. Este dogma não é aceite tanto pelas Igrejas Ortodoxas como pelas Protestantes.
Na arte as primeiras imagens aparecem nos finais da Idade Média, ao principio com a Virgem acompanhada de Santa Ana e São Joaquim, e depois já com os atributos próprios da sua devoção: o manto azul e o vestido branco, a lua em crescente e a serpente rodeando o globo.
É padroeira de vários países, como os Estados Unidos e Espanha entre outros. Em Portugal, o rei D. João IV depois da Revolução de 1640, em agradecimento, declara-a padroeira do reino:
“Considerando que o senhor Rei D. Afonso Henriques (...) tomou por especial Advogada sua a Virgem Mãe de Deus, e debaixo da sua sagrada protecção e amparo lhe ofereceu a todos os seus sucessores, Reinos e Vassalos (...) reconhecendo ainda em mim avantajadas e contínuas mercês e benefícios da liberal e poderosa mão de Deus, Nosso Senhor, por intercessão da Virgem N. Sr.ª da Conceição: estando ora junto em Cortes com os três Estados, lhes fiz propor a obrigação de renovar e continuar esta promessa, e venerar com muito particular afecto e solenidade a festa da Imaculada Conceição. E nelas com o parecer de todos, assentamos de tomar por Padroeira de nossos Reinos e Senhorios a Santíssima Virgem Nossa Senhora da Conceição, (...) sita em Vila Viçosa e prometemos e juramos (...) de confessar e defender sempre (até dar a vida, se necessário) que a Virgem Maria, Mãe de Deus foi concebida sem pecado original (...) obrigando-me a haver confirmação da Santa Sé Apostólica”.
“Se alguma pessoa intentar contra esta nossa promessa, juramento e vassalagem, por este mesmo efeito, sendo vassalo, o havemos por não natural e queremos que seja logo lançado fora do Reino; se fôr Rei, haja a sua e nossa maldição e não se conte entre nossos descendentes, esperando que pelo mesmo Deus que nos deu o Reino e subiu à dignidade real, seja dela abatido e despojado. Para que em todo o tempo haja a certeza desta nossa Eleição, promessa e juramento, firmada e estabelecida em Cortes, mandamos fazer dela três autos públicos, um que vai ser levado de imediato à Corte de Roma para se expedir a confirmação da Santa Sé Apostólica, outro que se juntará a esta confirmação, e o terceiro com cópia se guarde no Cartório da Caza de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e na nossa Torre do Tombo - Lisboa, aos 25 de Março de 1646; Baltazar Roiz Coelho, o fez; Pedro Vieira da Silva, o escreveu.”
Depondo a coroa real aos pés da imagem, o rei prometeu-lhe também, em seu nome e dos seus sucessores, o tributo anual de 50 cruzados de ouro, ordenando que os estudantes da Universidade de Coimbra, antes de tomarem qualquer grau, jurassem defender a Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Desde esta altura, nunca mais um soberano português usou a coroa na cabeça, e nos retratos oficiais esta repousa ao lado dos monarcas. No entanto, a confirmação papal demorou 25
anos a chegar, sendo concedida pelo Papa Clemente X, apenas em 1671.

moedas conceição


D. João IV não foi o primeiro rei de Portugal que colocou o reino sob a protecção de Nossa Senhora, visto que já D. Afonso Henriques, cinco séculos antes, tinha feito um voto solene, apenas tornou permanente uma devoção a que os nossos monarcas se acolheram em momentos críticos para o país. Para comemorar este facto, mandou cunhar uma das nossas mais belas moedas de sempre, a famosa moeda Conceição, primitivamente uma medalha, mas que a partir de 1650 foi mandada lavrar como moeda de ouro e prata, com o valor de 12$000 e 600 reis respectivamente. No anverso vêm-se as armas do Reino sobre a Cruz de Cristo e coroadas, rodeadas pelos títulos de D. João IV. No reverso vê-se a imagem de N. Sra. da Conceição de frente, coroada por sete estrelas, e cercada pelos atributos pelos quais a Igreja a invoca: de pé sobre a meia-lua que se sobrepõe ao globo no qual se enrosca uma serpente, à direita, o espelho, a arca do santuário e a fonte selada; à esquerda, o sol, a casa de ouro e o horto cerrado.
Em 1818, o rei D. João VI instituiu a Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, como agradecimento por Portugal ter sobrevivido às invasões francesas de Napoleão Bonaparte.
A imagem da Padroeira, em pedra de ançã, encontra-se no altar-mor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, que foi construído exactamente no local onde se erguia uma ermida gótica consagrada a Nossa Senhora do Castelo, fundada por D. Nuno Álvares Pereira. Diz a tradição que a imagem teria vindo de Inglaterra a pedido do próprio Condestável que, nos finais do sec. XIV fez consagrar esta igreja a Nossa Senhora da Conceição. A Senhora costuma estar tradicionalmente vestida com trajes oferecidos pelas rainhas portuguesas.

Virgem da Conceição - Murillo


Fontes:wikipédia.org
Saraiva, José Hermano - História de Portugal
www.cm-vilavicosa.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário