quarta-feira, 6 de abril de 2011

O POMBO - Ibn Hisn

Nada me perturbou mais que um pombo que num ramo
Arrulhava entre a ilha e o rio.
O seu colar era cor de alfôncigo, o peito de lapislazuli,
Cambiante o colo, castanho o dorso e o extremo das asas.
Fazia girar sobre o rubi da pupila pálpebras de pérola
E as pálpebras eram debruadas por uma linha de ouro.
Negra era a ponta do seu bico como a ponta
De um cálamo de prata molhado na tinta.
Reclinava-se no ramo do arak como num trono
Escondendo o pescoço nas dobras da asa.
Mas ao ver as minhas lágrimas, assustou-o o meu pranto
E erguendo-se sobre o verde ramo
Abriu as asas e bateu-as no seu voo
Levando consigo o meu coração.
Aonde é que eu não sei.
Ibn Hisn

Abú Aláçane Ali ibne Hisn, secretário do rei al-Mutádide de Sevilha, século XI. Imagem:vistaalegreatlantis.com

Sem comentários:

Enviar um comentário