terça-feira, 12 de abril de 2011

Obrigado, Iuri!

POYEKHALI – VAMOS! Foi com esta simples frase pronunciada a 12 de Abril de 1961, por um piloto soviético chamado Iuri Alekseievitch Gagarin, que a Humanidade entrou verdadeiramente na chamada Era Espacial, faz hoje precisamente 50 anos.

A bordo de uma pequena nave em forma de bola chamada Vostok (Leste) 1, Iuri Gagarin, de 27 anos de idade, medindo apenas 1,57m. (a sua altura foi um dos motivos da escolha, dada a pequena dimensão da cápsula), e armado apenas com a sua coragem, dá início á primeira viagem jamais realizada por um ser humano ao espaço, mantendo-se em órbita apenas 108 minutos a 315Kms. de altitude, mas que chegou para dar uma volta completa ao redor do nosso planeta.

A visão espantosa da Terra ao longe deixou-o tão fascinado, que exclamou exultante: “Azul! A Terra é azul!”.

O voo da Vostok-1 foi totalmente automático. Controlado a partir da Terra, por ainda não se conhecerem bem os efeitos da gravidade sobre o ser humano, Gagarin apenas assumiria o comando em caso de necessidade - o que felizmente não aconteceu, apesar de o módulo de equipamentos não ter se separado da cápsula no final da missão. Conforme o planeado, o nosso primeiro cosmonauta ejectou-se da cápsula após a reentrada, descendo de pára-quedas.

A 27 de Março de 1968 Iuri Gagarin morre aos 34 anos de idade, durante um voo de treino aos comandos de um MIG-15, juntamente com o seu co-piloto.

Pela sua entrega a uma missão que se poderia considerar quase como suicida, abrindo as portas de um mundo novo fantástico e completamente desconhecido, o nosso “Obrigado Iuri”.

Embora a 4 de Outubro de 1957, a ex-União Soviética tivesse lançado um engenho chamado”Sputnik” para o espaço, surpreendendo todo o mundo e dando assim o primeiro grande passo para a exploração do Universo, só com seres humanos conseguiremos realmente atravessar as galáxias e perguntar:

Alô, está aí alguém?

Sem comentários:

Enviar um comentário